top of page

Maracás: projeto que prevê a distribuição gratuita de medicação à base de canabidiol é aprovado




Na última sexta-feira (08), foi para discussão e votação na Câmara de Vereadores de Maracás, o Projeto de Lei nº 043/2023 – de autoria do vereador Juarez do Torno, que “Dispõe sobre a política municipal de uso da cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base da planta, que contenha em sua fórmula das sustância Canabidiol (CDB) e/ou Tetrahidrocanabinol (THC), nas unidades de saúde pública municipal e conveniada ao Sistema Único de Saúde – SUS, no âmbito do município de Maracás.’’


O projeto foi para discussão e votação, sendo aprovado por unanimidade em dias votações. Todos os vereadores consideraram de extrema importância a iniciativa do vereador Juarez do Torno.


Na casa legislativa estavam presentes as mães atípicas, que carregavam cartazes pedindo a intervenção dos senhores vereadores para que a Escola Olga Saraiva não fosse fechada.


Uma das mães, precisa muito que esta medicação seja disponibilizada de forma gratuitta no município, pois é muito cara para as condições dela. O seu filho foi diagnosticado com Autismo severo e a medicação é uma das indicadas para o tratamento da criança. Esta mesma mãe ingressou na justiça para que seu filho tivesse acesso ao medicamento.


O Projeto de Lei segue para o poder executivo para ser sancionado ou não. Alguns vereadores e algumas mães temem pelo veto do prefeito ao projeto, uma vez que o propositor do projeto de Lei, Juarez do Torno, é de oposição.


Conversando com algumas mães após a votação e aprovação do Projeto, elas apelam pela sensibilidade do prefeito Soya para sancionar o PL e que logo passe a ser uma realidade no município a distribuição gratuita do medicamento.


Da Redação

Foto: Cidade Digital


Comentarios


vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page