Jequié: Após São João, casos de Covid aumentam significativamente, com ocupação de UTI
O resultado da aglomeração aliada à desistência do uso das máscaras de proteção – que por decreto estadual não são mais obrigatórias nas áreas públicas -, durante as festas de São João não aumentaram os casos de covid-19 somente em Salvador, o interior da Bahia também já mostra resultados explosivos no número de infectados pela doença nos municípios onde ocorreram eventos tradicionais.
De acordo matéria publicada no jornal Correio, ”Com grandes shows, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Irecê, Senhor do Bonfim, Ibicuí, Jequié e Cachoeira são algumas das cidades mais procuradas para viagens durante o São João. A informação é da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Como resultado, estes municípios estão com casos ativos superiores ao período antes das festas. A exceção são as cidades de Cachoeira e Santo Antônio de Jesus, que não enviaram os dados solicitados pela reportagem”.
A reportagem cita a situação de Jequié que teve aumento na taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), saindo de 10% no dia 1º para 80% dos leitos com pacientes na terça-feira (28). Já a alta nos casos ativos, do início do mês até o período pós-junino, foi de 811%. A cidade tinha apenas 9 pessoas contaminadas e passou a ter 82. ”A prefeitura afirma que, para o período junino, equipes de saúde atuaram no circuito do evento municipal. A administração municipal também instalou um posto avançado de vacinação contra a covid e contra o vírus da gripe, Influenza, no circuito do São João, sendo responsável pela imunização de mais de 600 pessoas”.
Informações / Correio / Marcos Frahm
Comments